Pesquisar

Iniciado o Projeto de Restauração da Área de Preservação Permanente

Iniciado o Projeto de Restauração da Área de Preservação Permanente

Implantado com um conceito diferenciado do tradicional, o Projeto de Restauração da Área de Preservação Permanente (APP) da Usina Hidrelétrica Estreito iniciou suas atividades no mês de novembro. Desde então, o CESTE vem aplicando técnicas de nucleação, metodologia inovadora que consiste em buscar a restituição de um ecossistema mais próximo possível de sua condição original. Para tanto, estão sendo implementadas ações que envolvem o isolamento das áreas com cercas, implantação de núcleos de galharia e de poleiros artificiais e plantio de mudas em agrupamentos, denominados cientificamente de Grupos de Anderson. 

No primeiro ano de trabalho, as técnicas de nucleação estão sendo aplicadas em quatro áreas de APP, localizadas nos municípios de Estreito/MA, Barra do Ouro/TO e Palmeiras do Tocantins/TO. Ao todo serão 15 anos de implantação e monitoramento de áreas pré-selecionadas, cuja revegetação vai possibilitar a formação de corredores ecológicos, com vistas a proteger a fauna e a qualidade ambiental do entorno do reservatório da Usina Hidrelétrica Estreito.
 

Mudas de espécies nativas do Cerrado, como buruti, juçara, ingá, tamboril, angico preto, sombreiro, embaúba e outras, estão sendo plantadas nestas áreas selecionadas, cuja conservação é fundamental para a manutenção da biodiversidade.

 

Consorciadas

Engie Alcoa Vale InterCement

x
Concurso de Redação