Pesquisar

Equipe CESTE participa de ação “Praia Viva, Praia Limpa” em Babaçulândia (TO)

#
Equipe CESTE participa de ação “Praia Viva, Praia Limpa” em Babaçulândia (TO)

A atividade de preservação do Meio Ambiente aconteceu no último sábado (14/09) e envolveu estudantes e universitários.

Com o tema “Praia Limpa, Praia Viva” aconteceu no último sábado (14/09) mais uma ação em prol do meio ambiente em parceria com o CESTE (Consórcio Estreito Energia). Dessa vez, o ponto de encontro foi a cidade de Babaçulândia (TO) que recebeu o mutirão de limpeza.

A praia do Coco, orla e três ilhas do lago, foram os locais contemplados pela presença de mais de 60 voluntários. Juntos fizeram uma varredura em todos locais para recolher os lixos deixados pelos banhistas, durante a temporada de praia deste ano.

Segundo o representante do CESTE e membro da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (FAPTO), Walktom Higor Brandão, os lixos mais descartados são papéis de bala, garrafas PET e latas de refrigerantes. “Sabemos que isso é totalmente prejudicial ao meio ambiente e durante o período de chuvas todo o lixo vai correr e parar dentro do rio. Isso polui”.

Durante a ação, Walktom e demais representantes do CESTE realizaram uma palestra com o tema “Quem brinca com fogo se queima”. A equipe entregou garrafas como forma de incentivar o não uso dos copos descartáveis. Além disso, distribuiu panfletos sobre a temática.

Ele desta que a ação conscientiza jovens: “Os jovens, querendo ou não, são o futuro do município, ao ter essa noção de cuidar do meio ambiente vai ajudar e contribuir de maneira efetiva a cidade”, afirmou. Cinco barcos transportaram os voluntários para as ilhas e entorno do lago.

O estudante Alex Rodrigues da escola estadual Leopoldo de Bulhões, participou da ação e relatou que ‘’a atividade ajuda o meio ambiente, pois faz proteger a cidade a ficar livre de poluentes. Estamos ajudando a preservar o planeta”

A diretora da Aciara (Associação Comercial e Industrial de Araguaína), Juliane Carneiro, frisou que a atividade acontece há 8 anos e a cada ação aprimoram e recebem mais apoio da comunidade. “O projeto nasce com a necessidade de termos as nossas praias limpas porque a praia é um bem comum que todos os anos a gente vai e infelizmente estão cercadas de lixo”.

As limpezas são promovidas pelos ribeirinhos, estudantes, Associação de Barqueiros e órgãos ambientais, Aciara e o próprio município. A diretora Juliane aponta que a proposta de envolver as prefeituras é que o projeto dure o ano todo.

“Esse ano promovemos um projeto nas escolas que envolve crianças. Em outubro vão entregar um projeto para compor “Praia Limpa, Praia Viva” e vão concorrer a uma premiação. O projeto deve ter baixo custo, viável, que envolva a comunidade local e que

consiga o marco na questão ambiental desde a nascente até a limpeza da praia”.

Ao final da ação, o Prefeito de Babaçulândia, Aleno Dias Guimarães, enfatizou que manter o lago limpo enriquece o turismo local. “Manter o lago limpo atrai pessoas de fora e dá qualidade de vida aos que aqui residem”.

O Grupo Passeio Náutico de Babaçulândia, Associação dos Barqueiros, Prefeitura de Babaçulândia, Consórcio Estreito Energia e o Colégio Estadual Leopoldo de Bulhões foram os apoiadores que acompanharam as equipes.

limpeza.png              babaçulandia.png

 

 

Consorciadas

Engie Alcoa Vale InterCement

x
Concurso de Redação