Pesquisar

OITO ANOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA PARA O BRASIL

#
OITO ANOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA PARA O BRASIL

Nessa semana, o CESTE completa oito anos de geração de energia sustentável para o país, a partir do funcionamento de sua primeira unidade geradora. Hoje, a UHE Estreito possui capacidade instalada total de 1.087 MW, ou seja, sua geração é capaz de abastecer o consumo de cerca de 5 milhões de pessoas.

Durante o pico das obras foram gerados mais de 10 mil empregos diretos e indiretos. Atualmente, a usina gera mais de 300 empregos diretos, sendo que a grande maioria dos serviços são contratados de empresas instaladas no Maranhão e Tocantins, apoiando assim o desenvolvimento econômico da região.

No decorrer desse período de operação, podemos destacar os repasses de recursos financeiros aos municípios e estados de sua área de influência, oriundos da Compensação Financeira pela Utilização dos Recursos Hídricos - CFURH, os quais já ultrapassaram a marca de R$ 166 milhões para os cofres públicos, contribuindo assim significativamente para a manutenção e melhoria dos serviços públicos e infraestrutura aos moradores da região da UHE Estreito.

Além das ações de mitigação e compensação decorrentes da implantação e operação da UHE Estreito, o CESTE, implantou o Projeto “Investimento Social Estreito – ISE” com objetivo de melhorar os indicadores socioeconômicos dos 12 municípios da área de abrangência do empreendimento. Para tanto, foram investidos cerca de R$ 76,7 milhões em 112 projetos nas áreas de saúde (construção de hospitais e laboratórios), educação (construção de escolas e creches), desenvolvimento social (construção de prédios públicos – fóruns, batalhão de polícia, praças, centro administrativos de prefeituras, conselhos tutelares), desenvolvimento econômico (construção de agroindústrias diversas) e saneamento (construção de aterros sanitários, estação de tratamento de água e estação de tratamento de esgoto).

Por fim, ressaltamos que através de uma Política de Responsabilidade Social voltada para o desenvolvimento sustentável da região da UHE Estreito, o CESTE continua investindo em ações que promovam a melhoria da qualidade de vida da população local.

Respeitando os seus Valores Organizacionais, o CESTE reafirma seus compromissos de agir com Ética e se comunicar com Transparência com a Comunidade.

Juntos Geramos Mais Energia para o País!

Consorciadas

Engie Alcoa Vale InterCement

x
Concurso de Redação