Pesquisar

Palestra orienta famílias rurais sobre APP e Reserva Legal

Palestra orienta famílias rurais sobre APP e Reserva Legal

A falta de informação sobre ações ambientais adequadas é uma das principais causas de problemas relacionados ao meio ambiente. Boa parte das práticas ilegais cometidas contra a natureza deve-se mais ao desconhecimento do que a má fé dos infratores. Para ajudar a reverter essa situação, o CESTE (Consórcio Estreito Energia), em parceria com o Ruraltins (Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins) promove atividades de capacitação de agricultores em comunidades rurais localizadas na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito. O objetivo é justamente fortalecer a orientação para incentivar a proteção e a conservação do meio ambiente.

A mais recente atividade nesse sentido foi realizada no dia 5 de julho, quando famílias residentes no Reassentamento Rural Coletivo Santo Estevão, implantado pelo CESTE no município de Babaçulândia/TO, assistiram à palestra sobre APP (Área de Preservação Permanente), Reserva Legal e prevenção de queimadas.

Ministrada pelo engenheiro ambiental Dyego Santana, a palestra destacou a importância da preservação de áreas ambientais, como a APP e a Reserva Legal, para a manutenção da biodiversidade e o equilíbrio ecológico. Os agricultores entenderam que a APP é uma área que deve ser protegida para assegurar a conservação dos recursos hídricos, do solo, da fauna e da flora, além do entorno do reservatório da Usina. Já a Reserva Legal é uma área que deve ser preservada pelo próprio morador e cuja destruição é proibida por lei.

A palestra abordou ainda as queimadas, prática cultural geralmente realizada para fazer a limpeza do terreno. Em sua explanação, o palestrante foi incisivo ao alertar sobre os inúmeros danos causados ao meio ambiente pela ação de colocar fogo na mata. Além de prejudicar a qualidade do solo, poluir a atmosfera e matar espécies animais e vegetais, as queimadas podem causar incêndios em florestas e destruir ecossistemas.

Consorciadas

Engie Alcoa Vale InterCement

x
Concurso de Redação