Pesquisar

Casa de Mel vai fortalecer a apicultura na região

Casa de Mel vai fortalecer a apicultura na região

Ao inaugurar a Casa de Mel na Comunidade da Solta, ontem à tarde na cidade de Carolina, o CESTE (Consórcio Estreito Energia) comprovou, mais uma vez, o interesse em fazer da apicultura uma nova atividade econômica para as famílias rurais dos municípios localizados no entorno da Usina Hidrelétrica Estreito. “É mais uma obra realizada com o objetivo de melhorar a vida das pessoas”, ressaltou o Gerente Local do CESTE, João Rezek. “É um orgulho constatar que estamos cumprindo compromissos assumidos com a comunidade e com os municípios”, destacou. 
 
Com aproximadamente 126 metros quadrados de área construída, a Casa de Mel da Solta conta vários equipamentos já instalados, como centrífuga, decantador, mesa desoperculadora, balde e cilindro, além de 145 caixas para criação de abelhas, sendo 98 com enxames e 47 sem. Ao todo, 19 famílias participam do projeto de apicultura da comunidade. “Já demos o primeiro passo e agora vamos participar das capacitações”, comemorou o presidente da Associação, Wilson Pereira de Figueiredo. “Queremos agradecer muito ao apoio do CESTE”, complementou. 
 
O prefeito Ubiratan da Costa Jucá enfatizou a importância da obra ao lembrar que a comunidade da Solta é exemplo de organização e associativismo, e que seu governo prioriza justamente o fortalecimento das associações comunitárias. “O CESTE tem sido grande parceiro da região e essa participação é fundamental”, elogiou. 
 
Construída com recursos do ISE, repassados pelo CESTE e financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), a Casa de Mel da Solta será administrada pela Associação dos Pequenos Produtores Rurais Bezerra de Morais, com orientação do GAIA (Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem), entidade contratada pelo CESTE para realizar a gestão técnica dos projetos do ISE. A meta é que o projeto de apicultura proporcione nova alternativa de geração de renda para as famílias. 

Consorciadas

Engie Alcoa Vale InterCement

x
Concurso de Redação