Pesquisar

Museu vai resgatar a memória de Carolina/MA

Museu vai resgatar a memória de Carolina/MA

O patrimônio histórico-cultural da cidade de Carolina/MA será imortalizado. Uma iniciativa do CESTE (Consórcio Estreito Energia), em parceria com a Associação Via Verde, está concretizando o antigo sonho da população em ter um museu para abrigar peças, fotos, livros, documentos, artesanato, vestuário e demais objetos que ajudem a resgatar e a preservar a memória do município. As obras de construção do Museu Histórico de Carolina estão em ritmo acelerado e até o mês de maio o novo espaço comunitário deverá ser inaugurado. 

O Museu Histórico de Carolina/MA funcionará em uma antiga casa localizada à rua Diógenes Gonçalves. O local está sendo devidamente reformado para receber um belo acervo. A intenção é que os próprios moradores contribuam com o resgate da história, doando peças e objetos que retratem o passado de um dos mais importantes municípios maranhenses, que já foi centro econômico-financeiro, com forte influência sobre o Sul do Maranhão e também sobre regiões próximas, localizadas nos estados de Goiás (hoje Tocantins) Piauí e Pará. Tinha comunicação com Belém pelo rio Tocantins e por avião com todo o país.
A construção do Museu Histórico de Carolina/MA é mais uma obra do ISE (Investimento Social Estreito), programa do CESTE que visa à execução de obras, ações e projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável do entorno da Usina. Além do museu, a cidade já foi contemplada com outras obras relevantes, como a nova sede do Clube de Mães, a construção da Casa de Mel da Solta e a reforma da sede da ASCAM (Associação dos Carolinenses e Amigos).

Consorciadas

Engie Alcoa Vale InterCement

x
Concurso de Redação