Pesquisar

CESTE inaugura sede da Associação dos Barraqueiros de Palmeiras do Tocantins/TO

CESTE inaugura sede da Associação dos Barraqueiros de Palmeiras do Tocantins/TO

As 20 famílias proprietárias das barracas da Praia do Pedral, em Palmeiras do Tocantins/TO, concretizaram mais um passo importante para fortalecer a atividade turística no município. No dia 30 de julho, a coordenadora de campo do ISE (Investimento Social Estreito), Elizabeth Pacífico, representando o CESTE (Consórcio Estreito Energia), e a presidente da Associação dos Barraqueiros de Palmeiras do Tocantins (ABPT), Vera Lúcia Conceição, inauguraram a sede da entidade, construída com recursos repassados pelo CESTE e financiados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). “É mais uma obra que comprova o interesse e a disposição do CESTE em contribuir com o desenvolvimento da região”, destacou Elizabeth.

A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Evandro Pereira de Sousa, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e os próprios barraqueiros. Em sua explanação, a presidente Vera Lúcia Conceição agradeceu o apoio do CESTE e ressaltou a importância da obra para a Associação. “Era um sonho que se tornou realidade”, comemorou.

Com aproximadamente 220 metros quadrados de área construída, a sede da ABPT conta com ampla sala de reuniões, cozinha, escritório, sala administrativa e banheiros. O projeto foi concebido a partir do curso de Elaboração de Projetos, ministrado pelo GAIA (Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem), entidade contratada pelo CESTE para realizar a gestão técnica de projetos.

A construção da sede da ABPT é mais uma das obras do ISE, programa realizado pelo CESTE que visa à execução de ações e projetos que contribuam para o desenvolvimento regional sustentável da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito. O objetivo é dotar os municípios do entorno do empreendimento de melhores condições em áreas essenciais, como saúde, educação, saneamento, assistência social e geração de renda.

Desde sua criação, em 2010, o ISE contabiliza diversas ações já concretizadas na região, como reforma de hospital e de unidades básicas de saúde, instalação de usinas de reciclagem e estações de tratamento de água, entrega de caminhão compactador de lixo, apoio ao desenvolvimento econômico de associações e implantação do Complexo Integrado do Pescado, além da construção de escolas, creches, fórum, centro administrativo, mercado público, áreas de lazer e ginásio de esportes. Ao todo, mais de 130 projetos receberam recursos do CESTE.

Consorciadas

Engie Alcoa Vale InterCement

x
Concurso de Redação