Pesquisar

Evento capacita representantes da Rede de Conselhos de Direitos

Evento capacita representantes da Rede de Conselhos de Direitos

Para melhorar as condições de vida da criança e do adolescente, a atuação dos gestores municipais, profissionais e representantes da sociedade civil que compõem as Redes de Conselhos de Direitos precisa ser mais efetiva e permanente. Essa é uma das principais conclusões do II Seminário Integrado de Desenvolvimento Social na área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito, realizado no dia 20 de agosto na cidade de Carolina. O objetivo foi ressaltar a importância do trabalho integrado que desenvolvem instituições que compõem a Rede de Conselhos de Direitos, como o Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Municipal do Idoso, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Municipal de Assistência Social.

Promovido pelo CESTE (Consórcio Estreito Energia), o seminário contou com a presença de representantes de vários municípios do entorno da Usina Hidrelétrica Estreito. Durante todo o dia, eles participaram de um conjunto de atividades voltadas a debater a atuação das instituições que compõem a Rede de Conselhos de Direitos. Destaque para palestras sobre a integração dos Conselhos de Direitos, estruturação jurídica dos Conselhos e formação dos conselheiros, e importância das Conferências Municipais e Estaduais na garantia dos Direitos Humanos nas políticas públicas. Além disso, os participantes desenvolveram trabalhos em grupo, apresentaram propostas e definiram um plano de ação para aprimorar a atuação dos Conselhos.

O seminário é mais uma ação do ISE (Investimento Social Estreito), programa realizado pelo CESTE que visa à execução de ações e projetos que contribuam para o desenvolvimento regional sustentável da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito. Coordenado pelo GAIA (Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem), ONG contratada para fazer a gestão técnica do ISE, o evento cumpriu o objetivo de capacitar as instituições compõem a Rede de Conselhos de Direitos. A meta agora é que a atuação na comunidade seja fortalecida, possibilitando a melhoria do atendimento a crianças e adolescentes e também oferecendo novos espaços para inclusão social.

Consorciadas

Engie Alcoa Vale InterCement

x
Concurso de Redação