Pesquisar

Base de resgate contribui para conservação da fauna na área de abrangência da UHE Estreito

Atuando desde o início dos programas ambientais previstos no Projeto Básico Ambiental de implantação da Usina Hidrelétrica Estreito, as bases de resgate da fauna, uma instalada dentro do canteiro de obras do empreendimento e outra no município de Carolina-MA, desempenham um importante papel para a conservação da fauna local. Lá são recebidos animais resgatados por biólogos, contratados pelas empresas que executam o programa ambiental da Supressão da Vegetação, onde as espécies recebem o devido tratamento.

Estes animais, ao chegarem à base, passam por um processo de triagem, identificação taxonômica, registro e biometria e, se necessário, são examinados e tratados pelo médico veterinário. A soltura, após realizado todo esse processo, é realizada em áreas definidas e aprovadas pelo Ibama.

De acordo com o gerente de Meio Ambiente do Consórcio Estreito Energia (Ceste), Luciano Madeira, o trabalho das bases de resgate tem contribuído para que seja mantido o equilíbrio na natureza. “Desde 2007, já foram encaminhados às bases de Estreito e Carolina um total de 708 animais. Esse trabalho nos ajuda a identificar espécies, monitorá-las e tratá-las quando necessário”, declarou.

Outro importante trabalho desenvolvido nas bases de resgate é o de readaptação dos animais (principalmente aves e mamíferos) ao seu habitat natural, onde os mesmos são estimulados à manutenção do extinto selvagem (extinto de caça) para que tenham condições de sobreviver quando retornarem à natureza.

Nesse trabalho, os animais são alimentados com presas vivas. As bases de resgate dispõem de toda infraestrutura necessária para a readaptação dos animais, com jaulas adaptadas com plantas, galhos e suportes variando de acordo com a espécie animal.

Consorciadas

Engie Alcoa Vale InterCement

x
Concurso de Redação