Pesquisar

Ceste firma convênio para Plano de Controle da Malária em Carolina e Estreito

O Consórcio Estreito Energia (Ceste) firmará convênio com as Secretarias Municipais de Saúde dos municípios da área de influência direta da Usina de Estreito, com aporte de recursos para a implementação de um Plano de Controle da Malária na região. O repasse dos recursos por parte do Ceste tem a anuência da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e visa, principalmente, a estruturação de recursos humanos para o desenvolvimento do Plano.

Inicialmente serão firmados convênios com os Municípios de Carolina e Estreito, com a anuência da Secretaria de Saúde do Estado do Maranhão. Ao todo serão repassados mais de R$ 1,335 milhões para execução do Plano nos dois municípios maranhenses da área de influência direta da Usina Hidrelétrica Estreito. O Consórcio propõe a criação de uma Comissão de Acompanhamento do Convênio, em conjunto com as secretarias Estadual e Municipais de Saúde, para a prestação de contas dos recursos disponibilizados.

A ação de controle da malária na região estabelecida no convênio seguirá o modelo adotado no Plano Nacional de Controle da Malária, cujos objetivos são: reduzir a mortalidade, a incidência, as formas graves e a transmissão da malária em áreas urbanas, além de prevenir, detectar e controlar a ocorrência de surtos e epidemias de malária e de manter a ausência da transmissão da doença nos locais onde ela tiver sido interrompida.

De acordo com a Diretora de Socioeconomia do Ceste, Norma Villela, esse é mais um dos muitos benefícios já realizados pelo Consórcio na área da saúde. “Vem de longa data nossa parceria com as secretarias municipais de saúde dos municípios da área de abrangência da UHE Estreito. Com mais esse incentivo, esperamos contribuir para ver extintos os casos de malária nessas regiões”, declarou.

Em 2009, na área da saúde, foram desenvolvidos pelo CESTE, em parceria com as secretarias municipais e estaduais, várias ações, como campanhas contra a Dengue, Rubéola e DST-Aids. Palestras em escolas, capacitações a profissionais da área e trabalhos de campo, contribuíram para que a saúde dos municípios ganhassem um reforço de peso, tendo o Ceste cumprido suas metas para 2009.

“Nesse ano, o Ceste continuará mantendo seu compromisso de promover desenvolvimento e qualidade de vida à população e, para isso, a área de saúde terá nossa especial atenção”, concluiu Norma Villela.

Consorciadas

Engie Alcoa Vale InterCement

x
Concurso de Redação