Pesquisar

Ceste garante qualificação na área do turismo a 173 alunos no sul do Maranhão

Desenvolvendo ações e parcerias para o fomento do turismo na região sul do Maranhão, o Consórcio Estreito Energia (Ceste) concretizou, esta semana, mais um importante benefício à população dos municípios de Carolina e Estreito, com a formatura de 173 alunos em cursos na área do turismo. Por meio de parceria com o Sebrae(MA), foram oferecidos os cursos de empreendedorismo, atendimento e prática comercial, administração hoteleira, recepcionista de hotel e pousada, formação de guia turístico e marketing turístico.

A aceitação dos cursos e a satisfação dos formandos com o resultado obtido eram facilmente notadas, a exemplo do entusiasmado discurso da aluna Ana Lúcia Vieira, dona de uma pequena pousada em Carolina. “Foi maravilhoso. Fiz o curso de Administração Hoteleira e ampliei meus conhecimentos. Agora posso melhorar a gestão de meu negócio e, por que não, tentar expandi-lo”, declarou.

Em Estreito, vários alunos destacaram o excelente nível dos cursos, dos materiais e dos professores, para que o aprendizado tenha bons resultados futuramente. “Só tenho a agradecer o Ceste, pois o curso de empreendedorismo que fiz já está ajudando em meu trabalho. Aprendi a reciclar meu tempo e estou aplicando um plano de ação junto a minha equipe que está motivando e melhorando seu desempenho”, destacou Valterly Silva que lidera uma equipe com 12 pessoas em uma empresa da região.

As capacitações fazem parte do Plano de Oportunidades de Investimentos para o Turismo realizado pelo Consórcio e têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento local, por meio de um conjunto de ações e atividades que visam estimular e direcionar investimentos para o trade turístico.

De acordo com a gerente de Projetos Econômicos do Ceste, Cassandra Gelsomino Molisani, serão disponibilizados ainda os cursos de piloto de barco, mecânico de motores e manutenção de embarcação de pequeno porte, culinária para ajudante de cozinha, culinária para chefes de cozinha e garçom. “É importante que, mais do que desfrutar as belezas naturais, o turista tenha um atendimento à altura de um dos pólos turísticos mais bonitos do país”, declarou Gelsomino acrescentando que as capacitações, além de representarem a geração de emprego e renda, garantirão mais qualidade na prestação de serviços na área do turismo.

Reconhecimento - Antes de serem iniciados os cursos de capacitação, o canteiro de obras da UHE Estreito recebeu a visita de uma comitiva do Sebrae (MA), que obteve importantes informações sobre o empreendimento para que os cursos fossem elaborados de acordo com a nova realidade que irá surgir com a formação do lago.
Estiveram presentes o diretor Superintendente do Sebrae (MA), Manoel Pedro Castro, os gerentes de Imperatriz, Balsas e Açailândia, Danilo Lisboa, Sandra Coelho e Rosilene Andrade, respectivamente, além de técnicos e instrutores.

Na oportunidade, o diretor Superintendente do Sebrae (MA), Manoel Pedro Castro, avaliou de forma positiva a iniciativa do Ceste em buscar uma parceria que visa a geração de conhecimento, contribuindo para a sustentabilidade do comércio, indústria e turismo da região. “O Sebrae (MA) fica feliz pela visão estratégica do Ceste, olhando e conhecendo as necessidades da região de abrangência do empreendimento”, declarou.

Consorciadas

Engie Alcoa Vale InterCement

x
Concurso de Redação