Pesquisar

Canteiro de obras da UHE Estreito completa três anos e entra em sua reta final

Canteiro de obras da UHE Estreito completa três anos e entra em sua reta final

O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Estreito completa nesta segunda-feira, 15, três anos de implantação. Desde o início das atividades até hoje, uma gigantesca estrutura foi erguida modificando o cenário da região. Marcos da obra como o desvio do rio Tocantins e os avanços na estrutura da casa de força, onde ficarão as turbinas geradoras de energia, sentenciam uma realidade: Até o início de 2011, o Sistema Interligado Nacional de Energia estará sendo abastecido com energia produzida entre os estados do Maranhão e Tocantins.

Ao longo dos três anos do empreendimento e com a força de milhares de homens, tendo a obra chegado a picos de mais de oito mil trabalhadores diretos, a UHE Estreito superou grandes desafios e entra em sua reta final. “Graças ao empenho e dedicação desses trabalhadores, hoje o rio Tocantins corre pela estrutura de concreto de vertedouro. E Graças a eles também, teremos a primeira turbina gerando energia até o início do próximo ano”, declara o Gerente de Contratos do Ceste, Massilon Gomes.

Curiosidades do canteiro de obras

Dividido pelo rio Tocantins, o canteiro de obras da UHE Estreito possui 1.300 hectares de área e é uma verdadeira cidade dentro dos municípios de Estreito (MA), margem direita, e Aguiarnopólis e Palmeiras do Tocantins(TO), margem esquerda, onde moram e trabalham cerca de quatro mil pessoas.

Para atender toda essa população, o canteiro conta com uma infraestrutrura de causar surpresa para quem nunca visitou uma obra dessa natureza. São três refeitórios, alojamentos com capacidade para até 3 mil homens, escritórios, ambulatórios médicos, áreas de vivência que disponibilizam aos trabalhadores sala de jogos, salão de cabeleireiro, lojas de confecção, doces e cosméticos, academia de ginástica, sala de cinema, oficina de arte, biblioteca, duas quadras poliesportivas, prática da capoeira, lanchonete, caixa 24hs, fábrica de concreto, fábrica de gelo, lavanderia, viveiro de mudas, salas de TV, aterro sanitário e estação de tratamento de esgoto.

Motivo de orgulho também, dentro do canteiro de obras, a “escola de produtividade” proporciona alfabetização aos funcionários. “Esse empreendimento foi uma benção pra mim. Além de estar trabalhando e ajudando minha família, estou tendo a oportunidade de ler e escrever”, declarou o armador Josenildo Sousa, que reside nos alojamentos do canteiro.

Para execução da atual fase da obra, estão mobilizados cerca de seis mil trabalhadores que utilizam uma grande quantidade de equipamentos e máquinas industriais necessárias para execução de obras civis de grande porte como é o caso da Usina Hidrelétrica Estreito. Vale destacar que até agora já foram usados no canteiro de obras da Usina, aproximadamente 720 mil metros cúbicos de concreto. Destes, foram 442 mil metros cúbicos na margem esquerda (vertedouro) e 278 mil metros cúbicos na margem direita (casa de força). Estima-se que ao final do empreendimento sejam utilizados 917 mil metros cúbicos de concreto, o suficiente para construir 11 estádios do porte do Maracanã.

A Usina Hidrelétrica Estreito é uma obra de utilidade pública realizada com investimentos da ordem de R$ 3,6 bilhões e faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, o PAC. Quando estiver em pleno funcionamento terá a capacidade para gerar 1.087 megawatts de energia, o suficiente para o abastecimento de uma cidade com 4 milhões de habitantes.

Consorciadas

Engie Alcoa Vale InterCement

x
Concurso de Redação