Pesquisar

Famílias rurais recebem capacitação para aprimorar a apicultura

Famílias rurais recebem capacitação para aprimorar a apicultura

A produção de mel em municípios do estado do Tocantins vem recebendo apoio significativo do CESTE (Consórcio Estreito Energia). No dia 10 de setembro, moradores dos subnúcleos Palmeirante, Ilha do Cará e Manoel Alves Pequeno participaram de treinamento em apicultura, realizada na Fazenda Canto Alto, em Goiatins/TO. Ao todo, 21 pessoas estiveram presentes na capacitação, coordenada por técnicos da DHES Consultoria, e que incluiu apresentação teórica e atividades práticas no apiário. O objetivo foi aprimorar o trabalho realizado, com orientação sobre como utilizar técnicas adequadas e eficazes para o bom desenvolvimento do apiário.

A capacitação das famílias rurais em apicultura é uma ação do Programa de Apoio à Comunidade Lindeira e à Agricultura Familiar de Subsistência, em parceria com o ISE (Investimento Social Estreito), programa realizado pelo CESTE que visa à execução de ações e projetos que contribuam para o desenvolvimento regional sustentável da área de abrangência da Usina Hidrelétrica Estreito. O objetivo é dotar os municípios do entorno do empreendimento de melhores condições em áreas essenciais, como saúde, educação, saneamento, assistência social e geração de renda.

Além da capacitação das famílias, o CESTE vem realizando investimentos expressivos para estimular a produção de mel. No dia 31 de julho, a empresa inaugurou o Entreposto de Mel na cidade de Palmeirante/TO, obra fundamental para impulsionar a apicultura na região. Além de ser o primeiro no estado do Tocantins a ostentar o Selo de Inspeção Federal (SIF), o Entreposto de Mel de Palmeirante/TO atende cerca de 200 apicultores de 19 municípios tocantinenses. A meta é aumentar a produção atual de 40 toneladas por ano para 100 toneladas até o fim de 2014.

Consorciadas

Engie Alcoa Vale InterCement

x
Concurso de Redação